terça-feira, 26 de outubro de 2010

Cultura da Aculturação

Uma das coisas que aprendi a respeitar ao longo dos últimos anos foi o valor da cultura de um povo.
Verdade seja dita, há muitos costumes que a gente adoraria mudar, esquecer, ou talvez mesmo apagar da nossa história porque não vemos razão alguma delas terem existido. Se calhar deve-se a pouca ou má exposição que tivemos à nossa cultura.

Também, sabemos que tudo isso deve-se à influências do ocidente e a mente aberta que temos como jovens, ou pelo menos, esse é o peixe que os "kotas" nos vendem, como se eles jamais tivessem sido influenciados pelos mesmos elementos.

Mas agora, vejamos: Essa conversa de que não podemos fazer barulho em casa, o som do boda não pode estar muito alto; definitivamente não é iniciativa nossa (jovens). Muito menos deles.

Oh, calma aí pessoal. Então esses "kotas" também estão a ser influenciados. Andam, também a querer retirar elementos da nossa identidade cultural. Não vamos só se mentir! Nós somos barulhentos, gostamos de "ambiente" (farra). E assim somos porque os nossos antepassados assim foram, eles assim foram.

Cartas na mesa, vou trunfar tudo!
Há certas coisas que não podemos deixar acontecer. Este é o último vestígio da nossa angolanidade (africanidade "memo"), que é o barulho meus manos, o barulho. Agora esses parlapiês de "matuji" que já não podemos bodar à vontade até de manhã, porque isso é de uma sociedade doente, ou até mesmo, uma sociedade sem educação. Pois então que seja, desde que nos deixem viver o que os nossos ancestrais nos deixaram de melhor.

Já não basta não sabermos nenhuma língua nacional porque nem "agugú dadá" nos falavam em kimbundu, por exemplo, mesmo assim dizem que a culpa é nossa. Agora mais essa? "Comé"? Ficamos todos com toques europeus e a culpa será novamente do "futuro da nação?

Vamos Lá Ser Sinceros, essa nossa "Cultura de se aculturar" e perder a nossa identidade cultural, não é de agora. Acho até que já faz parte dos nossos costumes.

1 comentário:

  1. a atitude das pessoas é moldada ao longo dos anos pela educação e pela 'cultura'. Esses problemas culturais devem-se ao facto de faltar vontade para cumprir os princípios de funcionamento das sociedade a quem tanto seguimos! Embora não possa negar que alguma coisa xtá a mudar. mas precisamos fazer mais!!! (Irina Morais)

    ResponderEliminar

Motive-me com o seu comentário!