sexta-feira, 6 de abril de 2012

Interpretação ao Vivo nas Festas de Luanda

Pausado, a fazer um "rollet" pela internet, cai-me o link de um website dado por uma amiga em que o título do link era: Sexo ao vivo nas festas de Luanda.
"Maro" aquela lenha, mais de 100 comentários. Finjo-me também de intelectual e começo a ler a cena.
No final, comecei já a espumar, de repente os meus "kalundús" me subiram e lá estou eu na sala a "bungular" no tapete. Tudo porque no santo texto só faltou dizerem que a nossa sociedade tem tudo para não ser irracional! Aiê?
- Ah, porque não, "jovens na idade de "leito", sobretudo meninas, tornam-se "prezas" de rapagões que deleitam endiabrados". "Nas zonas periféricas, os rapazes pagam 200 usd". Aiê?

Antes de mais, querem dar-nos a impressão que é um mero fruto da vulgaridade e de um desejo sedento de ter os ares de Sodoma e Gomorra pairando sobre nós. Aiê?

"Nos últimos tempos tem sido frequente o aumento de sexo ao vivo nalgumas festas da cidade capital. A imundice transvaza o racional". Aiê?

Se for só de falar, eu também aguento. Mas estão aonde os porquês? Porquê que isso tem sido frequente?
Mas para você apelidar que algo "transvaza o racional", não deveria antes existir uma certa referência que dar-nos-ia a possibilidade de medir o que realmente é racional ou não para a nossa sociedade? Essa referência de medida, não chamam de educação nem nada?

Agora é que Vamos "memo" já Lá Ser Sinceros! Se "memo" você, o "talo" jornalista que está indignado, está a escrever "prezas, rav, rays, streep", comete erros absurdos de número em suas frases num texto tão pequeno, está a dar uma de que está surpreso com o andamento da nossa sociedade? Logo você? Aqui estão a mandar indignação. O que podemos esperar duma sociedade que nem mais nos órgãos de comunicação podemos aprender a escrever em condições?

Eu sei, nesse momento estás mesmo a dizer, o Mauro não poderia fazer isso, que fingisse "inda" um pouco. É por fingirmos que estamos assim. Os que estão sempre a errar não são repreendidos. Nós estamos a chafurdar na lama por falta de um bom ensino académico. Quem aparece para dar exemplo, parece-se mais com uma conta de 1+1, ou seja, o que aprendes com esse exemplo de nada te ajudará na prova.

Voltando às nossas festas...
Que festa é essa que alguém da periferia consegue pagar 200 USD? Será que a família toda do Bill Gates está no Cazenga? Sambizanga? Precol? Será? 200 USD para ir à uma "rave"? Numa zona em que nada ou quase nada existe, as pessoas dependem da sua força de vontade, garra e imaginação para continuarem a sorrir, estão a espera que predominem festas de gala? Não, talvez uns bailes de máscaras. Aham, não. Querem que as pessoas vistam-se decentemente, porque é assim que deveriam vestir, visto que em 1998 naquela época ninguém metia colã, muito menos metiam calções a mostrar as bochechas. Isso aconteceu de repente. Aqui tipo "tão" a "brincá cô" vida! Ou não "memo"! Estão todos a viver a vida.
Mas então, você que desde manhã até à noite está a "travá cô vida", está a ver um certo glamour nas saias curtas, estórias de que é preciso viver a vida. Ah porque escola mesmo não dá para nada. Mínima brecha é flash daqui, flash d'acolá, se desse até seria o Flash da televisão. Assim só vais mesmo resistir por gozo à tentação?
Quando um assunto desse é trazido à tona, "tril" trilhões de comentários cingindo-se apenas à condenação. Poucos são aqueles que aparecem com uma ideia plausível explicando que nós estamos a discutir consequências. Em engenharia, ensina-se que consequências são alteradas se entendermos as causas. Consequências são como os gostos, não se discutem. Mas as causas... Sim, essas sim!
De tudo, o que mais me admira é que à luz do sol são todos uns santos, ninguém gosta, todos criticam... Agora eu pergunto: Será que só se envolvem nessas cenas quem não tem acesso à internet? Porque razão ninguém dá as caras nesse momento? Se temos tantos intelectuais e homens descontentes assim, porque razão poucos são aqueles que ao menos num único Sábado do mês vão à uma escola pública ler ao menos uma estória para os meninos?
Aham, estavam "pelenguenhados" ou não tinham mesmo vontade?
Assim eu também faço meus caros, assim eu também falo!

Quando é que iremos interiorizar que não passa apenas em dizer que não está bom? Quando é que iremos perceber que de acordo a nossa percepção do mundo, os gostos também variam?
Temos uma sociedade que para perceber muitas coisas vistas na TV, precisa de cenas sem ambiguidade, não aprendem o correcto vendo o errado, muito menos o correcto com o correcto. Quando passa algo não aprendem, imitam!
Dizer que está errado não basta, se esse erro não for devidamente explicado. Não é assim que aprendemos na escola? Não?
O que eu estou a tentar dizer, é que:... Eu não vou esclarecer nada, interprete do seu jeito.

A nossa sociedade já se perdeu na geração dos nossos pais. Mas só agora é que estamos a ir para as ruas bater lata. E isso está a deixar muita gente sonolenta, alarmada.

5 comentários:

  1. Great post! Tambem li o artigo que fala de "sexo ao vivo" nas festas. Fiquei "estupefacto" quando reparei que um artigo com tal titulo continha uma imagem na qual dava par ver claramente os rostos daz pessoas. Genial! Quase tão genial quanto a gramatica do sr Jornalista. Suspeito que ele tenha "fugado" as aulas de Portugues para praticar um pouco de "sexo ao vivo nas festas". Quanto a mensagem contida no texto dele (if any), ja é sabido que a hipocrisia no nosso meio "transvaza o racional". Anyway ainda bem que escreveste sobre o assunto, Ti Mauro. Saber que nao sou o unico indignado "aleviou-me a alma".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ti Wilson, a moda agora é essa. Apontar um dedo sem dar conta que há 3 dedos apontando de volta para nós!

      Eliminar
  2. ..."No mundo onde há muitos cegos quem tem um olho é rei", assim diz o velho ditado, o que acontece conosco é o mesmo, somos feitos a ser como máquinas copiadoras (xerox), "scanner", etc...
    Por não aprendermos a pensar... Levamos os instintos a responderem nossos atos ( como animais irracionais).
    Há quem se culpa tal ato?!
    Se não mudar-mos nossa postura e começarmos a pensar...
    Se o certo e o errado forem visto como crtérios próprios...
    Há quem se atribue a culpa?!
    Aos que têm "um olho" a exemplo, os advogados, muitas vezes ganham causas nas brexas das leis ou pelo bem articular de saber defender sua tese...
    Falta-nos muita vergonha na cara e um pouco de bom senso, para parar de ser vitimas, e alvos faceis de quem é "rei no mundo dos cegos" e fazer perguntas e deixar de ser meros copiadores de idéias, de atos, etc...

    Tais festas acontecem, pois há perfil que se enquadra nas mesmas e se outros vão por "modismo", preguiça mental, ou intinto (prazer) entao estamos a caminho de uma sociedade cada vez pior e sem senso próprio. (*Juju- Lady*)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Juju-Lady, seus comentários são extraordinários.
      Pelos vistos defendemos a mesma ideia. Chega de ser Maria Vai Com as Outras, vamos questionar, vamos entender. Senão... Estaremos bem piores!

      Eliminar
  3. É com prazer que comento... Peço-te um enorme obrigado por gracear-nos com a beleza de teus textos, que bem sabes observar as inumeras situações ao nosso redor e questionar para gerar soluçoes implicitas e mais ainda por compartilhar... "O mundo nunca estará pior se houver gente como tu"...Bjkas...Juju-Lady

    ResponderEliminar

Motive-me com o seu comentário!