segunda-feira, 18 de maio de 2015

11 e 40

"Esse mundo não está bom!"

- O quê?! O que é que "num" tá bom?! O mundo? "Qualé esse mundo que não está fixe? É agora que esse mundo começou a "kuyar". Agora "axim memo" é que as "cuesas" estão no ponto.
Estás a ver quando o feijão de óleo de palma está pronto mas falta apurar pra "kuyar" mais?! Yá, o mundo está assim... Está a apurar! Se o mundo fosse molho, essa seria a parte em que colocariam o "muelele" na panela pra engrossar bem aquela lenha para quando o funge descair no prato; aquilo é só já se "matá côs sabor"... Porque "né" molho de brincadeira que essa funjada mundial anda a pedir. Esse molho estão a lhe fazer com muita calma, mas muita calma mesmo. O feijão então já nem se fala. Aquilo é "le fazê" no mínimo.

São 11 horas e 40 minutos na Terra.
O "mambo" está mesmo a cheirar bem. Começaram a cozinhar às 6, o pitéu das 12. É obra, "num brinca cô vida"! Toda a casa cheira à bom almoço. Aquele aroma de "macôco" paira no ar e até os mais constipados sentem o cheiro. Oh, que essência divina de se inalar. Fecho os meus olhos e sinto o prato de feijão de óleo de palma se aproximar com rodelas de batata doce ao lado e para a minha surpresa... Meteram também um bom kalafate de lado para melhorar a minha vida. A Terra anda com essas saídas: Quanto menos esperas... BOOM! Um lindo presente para ti. Não tem como não te maravilhares!

Eu olho para o mundo que me rodeia e grito "YES, conseguimos!" Finalmente temos as coisas do jeito que a gente sempre quis. E não vamos só vir aqui com muitas dicas e "dikelengos" ah porque não "memo" Sebem, você é pai grande! Vamos antes de tudo isso, Lá Ser Sinceros!



Graças à Deus estamos a colher, ainda na nossa era, aquilo que temos plantado. A chuva e o sol que incessantemente intercalam-se, ajudam a germinar o que semeamos, permitindo assim que sentados à sombra de mangueiras, figueiras e bananeiras pudéssemos usufruir dos frutos arduamente conseguidos. A bênção é tão grande e extensiva que até os putos que nada fizeram e/ou trabalharam se não estão a se beneficiar, estão a se prejudicar.

Não podem vir me dizer que o mundo não está bom quando já podemos faltar às aulas sem ter graves consequências imediatas, quando temos um melhor comportamento nas discotecas do que nas salas de aulas. Não me venham dizer que "bonho bonho", as escolas para deixarem de "rochar", deveriam ter salas VIP's com umas carteiras mais caras do que as outras. A área VIP seria bem na cara do professor com direito à 5 "ngalas" de Ace of Spade, Ciroc, Grey Goose, Remy Martin e Hennessy, e lá bem no fundo da sala ficariam os "Executive VIP's" com umas tantas pequenas de lado a consumirem muito "kindungo". Só os VIP's ou os da casa é que deveriam usar batas. E ham... Não podemos esquecer o fundamental, o porteiro! Um porteiro rijo a controlar todos aqueles que querem entrar na escola para aprender e lhes barrar. Um "mwadie" daqueles na porta da escola, íamos ver se os alunos não iriam fazer fila para entrarem bem bonitinhos e comportadinhos. As aulas a decorrerem e os que estão fora da escola, estariam altamente preocupados com o que possivelmente estaria a se passar dentro da sala. Mas não! O pessoal vai de qualquer jeito à escola, dorme na sala de aula, não é solidário com o próximo, escreve mal e passa de classe. Vai valorizar como?!

Querem vir me dizer que o mundo está mal porquê se uma notícia sobre um "mangurra" que está a ser bem sucedido no ramo académico, tecnológico, desportivo ou agrícola ninguém espalha. Porém, basta só colocarem lá um "coxe" de "tundimbo" e prontos... "Tamo lá côs notícia de vredade"! Espalhar é espalhar, até descobrem de que filho de Abraão vós estais associados. Assim "inda" o mundo não está bom?

Damos audiência aos realities shows que mostram, afirmam e comprovam técnica e cientificamente que não precisamos de habilidade especial nenhuma para se tornar um "crème de la crème" dessa sociedade, no entanto, quando vemos a população a tirar os seus rins à sangue frio para estar na TV, jornais e revistas queremos tecer comentários vis, queremos colocar em cheque a integridade moral dessas pessoas?! Como, pra quê, porquê?! Nós alimentamos essas hienas todas e agora que elas decidiram ficar mais perto das nossas aldeias, das nossas casas, para alimentarem-se depressa, indagamos as condições climatéricas da Terra?! Viemos com conversas de que elas já estão a rir demais das nossas caras?!
O mundo não está bom como, se finalmente admitimos o sexo como um instrumento de trabalho só para a alta sociedade? Ou é pra todos? Pelo que sei, se um pobre remunera o "tundimbo" é prostituição e prostituição das mais sujas. Então estamos a espera de quê se com o rico é boa escolha amorosa, é diversão, gosto, mente aberta ou até mesmo uns presentinhos para a vida?
Pra mim, o mundo anda "ndoce", "tá" bem bom. O cá se faz, cá se paga, nem tem demorado mais. Até parece que estamos nus e o karma está com as "tuji" todas à mostra!
Os "kandengues" andam a fugir da escola pra curtirem umas bulas ou umas orgias lindas e "basiquíssimas", entretanto, quem é que tem mão leve quando toca a cabeça que gere o comportamento desses "cassules"? Quem é que tirou o poder dos professores de rebentarem a cara dos alunos?! Quem?! A sociedade que não anda boa? Quem é que faz o "cool"? Quem é que tu admiras abertamente? Quem é que tu fazes questão que tenha um milhão de gostos nas redes sociais? O teu "mona" assim vai querer ser quem: O puto "bardeado" que todo mundo ignora, o aluno excelente de grande valor?! Claro que...

Vamos deixar dessa palhaçada, o país não tem estrutura para receber circos. Vamos parar de dizer que a sociedade anda doente. A sociedade anda doente mas nós estamos bem?... Como? Ou não somos parte dela? Ou estamos todos doentes ou tudo "tá mbora" bom. O mundo está bem bom e a cada novo filme; eu só vou apertar o "play" até alguém gritar, dizendo que são 12 horas e o almoço já está na mesa!

1 comentário:

  1. Concordo contigo.. Tantos angolanos a somarem vitórias pelo mundo afora e aqui a maioria partilha cenas que só desmoralizam e não demonstram nenhum tipo de amor ao próximo. Se este molho ainda está a apurar nem imagino quando estiver pronto, hahaha.

    ResponderEliminar

Motive-me com o seu comentário!